quinta-feira, 24 de março de 2011

Idosa de 89 anos posa de 'garota do calendário'

A aposentada de 89 anos  posou numa praia vestindo um maiô branco e será a Miss Setembro num calendário beneficente. A renda será revertida para o tratamento de crianças da cidade de Gladbeck, na Alemanha.
"Estou naquela ótima fase da vida e me sinto numa adolescência tardia. Queria fazer algo maluco enquanto eu ainda pudesse aproveitar", contou ela ao tabloide "The Sun".
"Senti um estranhamento ao me despir na frente de desconhecidos. Mas, na minha idade, não há mais mistério sobre o corpo", argumentou a idosa.
   
Em minha navegação  pela  net, encontrei no blog da Globo.com esta notícia com foto e sensacionalismo. Parei para refletir e percebi o quanto ainda existe preconceito  às pessoas idosas neste mundo! 
Porque não é comum o idoso fazer fotos, posar nu e ter o direito de ousar? Só porque já está feio, enrugado e velho?
Todos passarão por esta etapa! Deveria ser bem comum um caso deste que foi propagado na net. 
Causou estranhesa aos jovens, lindos com tudo no lugar?  Tenho a certeza que os da melhor idade, como eu ficaram encantados!
"Mas, na minha idade, não há mais mistério sobre o corpo", argumentou a idosa.Não existe mesmo mistério!  
Não faço apologia ao nu porque sou pudica e nunca posaria para calendário algum. Estou sim, refletindo sobre o direito do idoso!
Que venham muitos calendários, capas de revista e que todos reconheçam que um dia chegarão na velhice!
Enfim, o envelhecimento não pode ser visto pela sociedade, família e empregador sob os olhos da discriminação. Não só as pessoas envelhecem, as gerações também envelhecem, sem dar conta dos segundos, minutos, dias, semanas, meses e anos.
O envelhecimento irá alcançar com toda certeza a todos, é preciso agir de forma concreta, segura e rápida contribuindo com ações eficazes para resguardar uma etapa da vida humana com maior dignidade, qualidade e respeito. 
É preciso um processo de sensibilização e educação para mostrar que o idoso não é um traste para a sociedade. Pelo contrário, é um depositário da cultura e do saber.
Para mudar essa visão preconceituosa precisamos, primeiro, despertar o sentimento de respeito e cidadania nas crianças, mostrando que os idosos também têm seus direitos e que um dia todo mundo vai ficar velho.

Professores se querem saber  como educar as crianças:
http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/idosos-preconceito-ao-conceito-426743.shtml

5 comentários:

  1. Bom dia Monica

    É estranho como os jovens acham as pessoas, já com mais de 40, velhas. A partir de 50, então nem se fala. Por incrível que possa parecer, num dos posts, em que mostrava a minha idade, perdi vários seguidores jovens. Vc tem razão quanto a conscientização das crianças.

    Venha participar do sorteio de uma Joia exclusiva.

    Bjoooooooooo.............

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana este Post!

    É preciso dizer que o preconceito também vem da educação e cultura de um País. Nos Países desenvolvidos culturalmente o idoso é tratado com todo respeito e admiração que merece. São eles que nos contam a história e os jovens precisam do saber para entender.
    Bom Dia a todos!
    Eli

    ResponderExcluir
  3. Lindo seu post...
    Envelhecer é uma arte...de aprendizado, maturidade, tranquilidade da alma...

    Bjsss e uma ótima quinta,

    http://toutlamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Esse tipo de foto, ensaio, "ousadia", poderia ser mais comum, assim as pessoas param de achar que a idade interfere na vida e na vontade das pessoas. Esperem eu chegar aos 80 para ver o que farei!
    Bjs

    http://oblogdajake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto, mas não vou falar sobre a velhice...

    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir