domingo, 18 de setembro de 2011

Coloque nossas dicas em prática e deixe o seu cantinho verde saudável

Fonte Rodrigo Oliveira (engenheiro agrônomo)
1- Algumas pragas e doenças aparecem neste período, principalmente em regiões de umidade intensa. Espante lesmas e caramujos com soluções caseiras, à base de fumo ou naturais, com vinagre e alho, que são menos agressivos à planta.

2- Como a evaporação da água na terra é menor no inverno, a quantidade de regas deve ser reduzida. Vale a regra: finque o dedo na terra para sentir se está seca e regue-a pela manhã.

3 - Não adube o solo. O ideal é que esse procedimento aconteça mensalmente entre a primavera e o verão, já que as espécies ficam em dormência no inverno.

4- Aproveite a estação para fazer remoções de galhos doentes ou secos. Atenção: não realize este procedimento nos arbustos e árvores floridos, o que pode prejudicar a planta.

17 comentários:

  1. Oi minha querida, como eu gosto de ti, Mônica, agradeço por ter tua amizade, obrigada viu? Amei as dicas, fico sempre um pouco insegura com as plantas, com algumas acerto, outras não, adoro flores, amo de paixão, quando eu ficar bem velhinha, Deus me dê forças para eu ser jardineira, aquela que cuida do jardim, quero ter um pátio repleto de flores de todas as espécies e cores, coisa boa sonhar né, um dia a gente realiza com a graça de Deus, beijos minha amiga do coração,uma semana linda prá você.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por ter publicado o sorteio, te adoro! bjos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Mônica,
    Adoro plantinhas. Minha cozinha tem muitas e meu jardim entao nem se fala...
    Agora vem o inverno e plantei nos vasos do jardim plantas resistentes à neve. Assim, pelo menos, vejo meus vasos cheios no inverno também.
    Obrigada pelo caribho de sempre no meu blog.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. oi Monica,

    aqui em casa amamos as plantinhas,
    cuidamos como se fossem bebes,
    cheias de carinho,
    mas a recompensa é
    maravilhosa,
    flores e mais flores...
    e você acerta sempre
    nas postagens...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. OLÁ QUERIDA MONICA BOM DIA!
    SEU BLOG É MARAVILHOSO CHEIO DE DICAS LEGAIS AMEI!

    TENHA UMA LINDA E ABENÇOADA SEMANA!
    BEIJOS.......

    ResponderExcluir
  6. Oi Mônica,
    Eu não tenho dedo verde e os meus gatos acabam com tudo. Estou qse desistindo...
    Ótimas dicas.
    Beijos 1000 e uma semana maravilhosa para vc.

    WWW.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  7. oi Mônica

    td bem?

    adoro plantas,ótimo post

    bjs

    estilorosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi amada, minha gatinha ainda não apareceu, estou de coração partido, rezando para que nada de mal lhe aconteça, saí procurando pelas vizinhanças mas não a encontrei, Deus abençoe esse bichinho viu? obrigada pelo carinho amiga, sua sensibilidade com as plantas e os animais, fazem de vc uma pessoa especial.bjos, linda semana para vc.

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas!!!
    Otima semana...
    Fabiola.
    http://blogencontrandoideias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Mônica, adoro plantas e essas dicas são ótimas! gostaria de ter mais espaço para elas, pois não posso reclamar elas até que gostam dos meus cuidados, mas o espaço é realmente pouco.
    Bj e bom dia!
    já está participando do sorteio?

    ResponderExcluir
  11. Oi quelida preciso cuidar das minhas plantas na sacada tão descuidadas!

    Ótima terça
    beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas!!
    Vou seguir algumas delas.
    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
  13. Meg,
    minha mãe adora flores,
    sempre cuida das que tem aqui em casa...

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá Mônica

    Adorei as dicas.
    Sei que não tenho passado por aqui com a mesma constância, mas estou reestruturando o blog, reformando meu apê e reorganizando a vida no pós viagem. Além é claro de estar preparando inúmeras surpresas para os amigos do blog. Vc sabe que mora em meu coração não é?

    Passando para deixar o novo endereço do blog:
    www.amigadamoda1.com

    Bjooooooooooo.......................

    ResponderExcluir
  15. AH MÔNICA EU SOU UM PERIGO AS PLANTAS, AQUI EM KSA TENHO LIRIOS POR SEREM RESISTENTES E GOSTAREM DA SOMBRA,MINI CACTOS POR RESISTIREM A EU ESQUECER DE MOLHAR E AS SUCULENTAS(RSRSRS) AMO FLORES MAIS OU MOLHO DEMAIS OU AS DESIDRATO.É UM CASO SÉRIO.BJO QUERIDA E AMEI O POST ANTERIOR TAMBÉM, IDÉIAS GENIAIS E GOSTOSAS DE USAR COM UM GRUPO DE AMIGOS.ÓTIMA SEMANA!

    ResponderExcluir
  16. Oi Monica , gostie das dicas percebi que meu vasinho de primavera , estava sentindo o veto frio , mudei de lugar e ele esta dando flores lindas , , puxou a mãe detesto vento e sou frirenta que só bjimmmm iluminado estava com saudadona de ti

    ResponderExcluir
  17. Oi quelida obrigada por divugfar nosso sorteio!

    Olha o segundo sorteio é de qual blog? Queria participar mas não sei!

    Ótima quinta
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir